PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Psicologia Clínica

Apresentação:

A Psicologia Clínica tem sua especificidade na área da saúde e o psicólogo clínico trabalha com meios que promovem a qualidade de vida e o alívio do sofrimento mental das pessoas, grupos, casais e famílias. Suas ações têm caráter de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento (curativo) em diferentes situações e contextos. O Psicólogo clínico pode atuar fazendo diagnóstico, prognóstico, psicoterapia, terapia psicomotora, orientação, entre outras modalidades de intervenção. O seu ambiente de trabalho pode ser tanto em clínicas, consultório particular quanto em instituições e em equipe multiprofissional. Hoje o Psicólogo clínico tem desenvolvido seu trabalho também em contexto hospitalar, não somente em hospital psiquiátrico, mas também em hospital geral, abrindo assim a oportunidade de que a psicologia clinica chegue a toda a comunidade. Além destes espaços o psicólogo clínico tem atuado em instituições de saúde mental, centros e postos de saúde, caps, entre outros serviços . Sua atuação também abrange diagnóstico e prognóstico em situações de crise, problemas do desenvolvimento e quadros psicopatológicos. Desenvolve e participa de programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de saúde mental.

Objetivos:

Objetivo Geral:
Promover o estudo e a discussão de referências que sirvam de fatores norteadores para o exercício do trabalho do Psicólogo Clínico visando, posteriormente, sua divulgação perante a sociedade e a própria categoria.

Objetivos Específicos:
- Criar parâmetros que possam gerar conceitos para o melhor aprimoramento da identidade do Psicólogo Clínico.
- Fomentar e realizar a interlocução com os demais grupos de trabalho e discussão do Sistema Conselhos, que de um modo ou de outro promovem o estudo dos temas da Psicologia Clínica.
- Fazer um levantamento exploratório a partir de materiais já existentes nos diferentes grupos de trabalho do CRP/08 com o objetivo de mapear as áreas de atuação, com os seus respectivos métodos e técnicas utilizadas pelo psicólogo clínico.
- Encontrar recursos que subsidiem a categoria dos Psicólogos na sua relação e reivindicações com os convênios de saúde.
- Produzir artigos científicos. 

FONTE
http://www.crppr.org.br/pagina.php?idF=17&idCat=3#psicologo_clinico
Site do Conselho Regional de Psicologia do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CONTADOR DE HISTÓRIAS