Prêmio Ig Nobel de Psicologia 2013

O Prêmio Ig Nobel é um prêmio dado para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues a cada outono para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir e depois pensar. O nome, pronunciado nas cerimônias de premiação como "aigui-noubél", é um trocadilho com o nome "Nobel" de Alfred Nobel e a palavra anglófona ignoble (lit. ignóbil), que representa algo "não nobre", vil ou desprezível.
O prêmio fora criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável) e os prêmios são entregues em Harvard. A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia.
Foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991, sendo a cerimônia abrilhantada pela presença de verdadeiros laureados com o Prêmio Nobel, que entregam o respectivo Prêmio Ig Nobel ao vencedor, numa cerimônia que até (desde 1996) inclui uma mini-ópera, a meias entre cantores de ópera profissionais e laureados com prêmios Nobel.
Equipe da Universidade Pierre Mends (França) recebeu o Prémio  de Psicologia entre os atribuídos pela revista de humor científico Annals of Improbable Research, que foram entregues na quinta-feira à noite na Universidade  de Harvard (Estados Unidos). O prêmio foi para o estudo dos cientistas que provaram que quanto mais se bebe mais atraente se pensa ser. A autoria é dos franceses Laurent Bègue, Oulmann Zerhouni, Baptiste Subra e Medhi Ourabah, além do americano Brad Bushman.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O CONTADOR DE HISTÓRIAS