PLANTÃO PSICOLÓGICO NA DELEGACIA

C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas 
imagens\fameblu_grupo.gif

    






PLANTÃO PSICOLÓGICO NA DELEGACIA


Silvia Peres Moraes Silva
Acadêmica
Carolina Santos Soejima (CRP 12/08784)
Elaine C. Coelho de Campos (CRP 12/102718)
Professoras Orientadoras


Este trabalho refere-se ao estágio do quinto ano de Psicologia da FAMEBLU/UNIASSELVI, prestado em uma delegacia de polícia em Pomerode. O Plantão Psicológico na Delegacia é realizado duas vezes por semana e destina-se ao acolhimento e aconselhamento das vítimas e suas famílias.

Plantão Psicológico é uma intervenção que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade, para ajudá-la a lidar com seus recursos e limites, acolhendo a sua experiência. O objetivo é auxiliar a pessoa na resolução de seus conflitos e sofrimentos psicológicos, focando as questões urgentes, de extrema necessidade (MAHFOUD, 1987). Técnicas utilizadas no estágio: redução de ansiedade, aumento de auto-estima, clarificação, ventilação, encorajamento e aconselhamento.

Resultados: Este trabalho possui funções terapêuticas, preventivas e preparatórias, porque além de envolver cuidados com o indivíduo, evita a cronicidade de uma dificuldade que o mesmo está enfrentando e ainda o sensibiliza para um futuro tratamento psicológico, caso haja necessidade. A característica mais comum às vítimas atendidas é a baixa auto-estima e essas relataram que se sentiram melhores após o atendimento no momento de crise.

Avaliação do Estágio: Percebeu-se o benefício do acolhimento do problema no momento em que ele ocorre; a necessidade de adaptação do estagiário com o não planejado e a possibilidade de encontro único e, finalmente, a necessidade de revisão e formação profissional habilitada para o trabalho do psicólogo nas Delegacias.

REFERÊNCIA

MAHFOUD, Miguel. A vivência de um desafio: Plantão Psicológico. In Rosenberg, R.L. (org.), Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa, E.P.U., São Paulo, 1987, pp.75-83

Comentários

  1. Parabens pelo trabalho e iniciativa. Conheço o seu trabalho, e realmente acredito ser muito proveitoso, pois o atendimento é feito no momento em que a pessoa mais precisa, visto que por muitas vezes a pessoa já se encontra fragilizada e constrangida pelo fato de estar em uma delegacia. E em virtude deste atendimento a pessoa se sente melhor acolhida e encorajada.

    PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho realizado. Essas iniciativas deveriam servir de exemplo para o Poder Público, o Estado, que se preocupa com os direitos e garantias dos acusados, esquecendo das vítimas.

    ResponderExcluir
  3. Silvia e orientadoras.

    Parabenizo você com muita honra pelo valioso trabalho social prestado para pessoas que tanto necessitam de uma amparo psicológico. Tenho a plena certeza que muitas vidas puderam ser poupadas e tantas outras conseguiram encontrar uma solução eficaz para o enfrentamento dos seus problemas. Meus Parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O CONTADOR DE HISTÓRIAS